Os 10 mandamentos da segurança!

Proteja o seu PC



Instale um antivírus e mantenha-o permanentemente atualizado. Não atualizar o antivírus é quase o mesmo que não o ter.


Utilize um firewall para que possa filtrar o tráfego da Internet que entra e sai do seu computador
.


Esteja atento às atualizações de segurança que os fornecedores credíveis de software disponibilizam e aplique-as de acordo com as instruções que são fornecidas;

Proteja a sua informação


Não aceda aos sites com informação pessoal ou confidencial/sensível, ou que lhe permitem realizar operações bancárias, através de links. Digite sempre o endereço completo do site a que pretende aceder na respetiva barra;



Nunca forneça dados confidenciais ou pessoais através de mensagens de correio eletrónico, ou qualquer outro meio, mesmo que a solicitação seja de fonte aparentemente legítima;



Não introduza elementos identificativos ou confidenciais em sites, sem confirmar que está num ambiente seguro. Verifique se o endereço começa por https:// seguido do nome correspondente ao site pretendido e se a página possui um cadeado na barra inferior ou superior do seu browser;



Não abra mensagens de correio eletrónico sem garantir a identidade do remetente e confirmar o assunto. Caso duvide da origem da mensagem de correio eletrónico apague-a de imediato sem executar qualquer ficheiro ou anexo .EXE que conste da mesma;

Não se deixe enganar


Não se deixe iludir por ações de terceiros associadas ao que se designa por “engenharia social” ou “arte de enganar”, que utilizam “técnicas de sedução” para obtenção de informação de carácter pessoal e/ou confidencial (ex: passwords, números de identificação – BI, NFC), posteriormente utilizada indevidamente;

Utilize os seus Códigos de Acesso com critério



Não escolha códigos de identificação óbvios ou facilmente identificáveis (ex.: 111111;123456, password). Memorize-os e nunca os faculte a terceiros;

10º

Defina passwords diferentes para aceder a sites seguros (ex.: Homebanking), e para sites que não requerem grandes preocupações de segurança.

 

Como fazer Downloads com Segurança

 

1. Só faça downloads se necessário. Baixar diversos arquivos disponíveis na internet apenas para testar ou ver como funcionam pode causar problemas desnecessários ao PC.

2. Mantenha sempre o sistema operacional atualizado. As atualizações geralmente referem-se a falhas de segurança e, por isso, as correções são importantes para impedir a ação de arquivos maliciosos adquiridos via download.

3. Mantenha um software antivírus instalado e sempre atualizado, além de usar outras soluções de segurança, como firewall e antispyware.

4. Se o download for feito através de um link, coloque o mouse sobre o endereço para verificar se está certo. Não clique em links nem baixe arquivos enviados por e-mails não-solicitados e de remetentes desconhecidos — um artifício muito utilizado pelos criminosos.

5. Procure sites de confiança, que pareçam idôneos, ou que foram indicados por outras pessoas. Um site cheio de banners, propagandas e links deve gerar suspeitas. Além disso, nunca clique nesses banners e propagandas.

6. Depois de baixar o arquivo, antes de abri-lo e executá-lo, faça uma verificação com o antivírus. Além disso, nunca execute ou abra o arquivo diretamente do download — peça sempre para “salvar como”, analisando-o em seguida com o antivírus.

7. Na hora de instalar um programa baixado pela internet, fique atento aos detalhes. Frases mal formuladas ou com erros de português durante as instruções de instalação devem causar desconfiança.

8. Fique atento a certas extensões de arquivos, como “.exe” e “.scr”. Nem todas elas são prejudiciais, mas são as mais visadas para golpes. Porém, elas não são as únicas utilizadas.

9. Caso seja infetado por algum arquivo baixado na internet, apagá-lo pode não resolver o problema — pior, pode deixar o usuário com uma falsa sensação de segurança. O recomendado é passar o antivírus. Caso ele não consiga eliminar a praga, deve-se entrar em contato com uma empresa de segurança.

10. Em seu local de trabalho, não baixe o arquivo e faça a instalação diretamente em um computador utilizado pelos funcionários — é provável que essa máquina tenha informações importantes. É bom testá-lo antes em outra máquina.

 

©1994-2017 Comograma, Lda. - Todos os direitos reservados